sexta-feira, 16 de julho de 2010

Festas Juninas e Julinas e o medo de fogos !!!!

De maneira em geral, barulhos altos podem significar aproximação de perigo, “é um instinto de preservação fugir para não se ferir”. Nesse sentido, durante as comemorações, orientamos que os pets tenham acesso livre a um local onde se sintam seguros e possam se proteger.
Destacamos ainda que em quintais ou varandas os bichos ficam muito expostos e podem acabar se machucando seriamente. “É possível que se sintam vulneráveis ao perigo e isso pode resultar em acidentes muito graves como fugas, escaladas por portões ou pulos de lugares altos, sem contar no risco de cair um fogo de artifício errante próximo ao animal e provocar queimaduras”.
Chamamos a atenção também para o comportamento do dono, que sempre deve transparecer segurança para seu bichinho. “O papel do dono deve ser de segurança para o animal que tem medo. Se agachar, pegar no colo, fazer carinho, mostrar compaixão e sofrer junto pode significar para o animal que o dono também está com medo, tornando a situação mais assustadora ainda”.
Outra atitude do dono que pode reforçar o medo dos animais por fogos de artifício é a própria empolgação. Isso porque em comemorações, todas as pessoas falam mais alto, demonstram alegria excessiva e dão risadas, o que pode intimidar animais mais tranquilos. Nesse sentido, orientamos que um chumaço de algodão colocado na orelha do animal com o objetivo de amenizar o problema, pode ajudar muito pouco. Mas deixamos claro que “donos de animais mais sensíveis devem controlar e maneirar suas emoções. Pois elas estarão associadas ao barulhão”, ou seja, o bicho pode ficar com medo do próprio dono.
Via de regra, o ideal mesmo é que o pet se acostume com situações de barulho e faça associações positivas. Para tanto, os especialistas sugerem que antes dos dias de queima de fogos o dono deve estourar uma bexiga e incentivar o animal a comemorar, batendo palmas e festejando junto com ele. “Assim que ele gostar da brincadeira, aumente o número de bexigas para que o pet possa correr atrás e estourá-las. Então, em dias comemorativos ou de jogos de futebol o dono já fica preparado com uma porção de balões, e na hora que os fogos começarem, pronto! Hora da brincadeira! Dessa forma, o cão começará a entender a hora da queima de fogos como comemoração e perderá o medo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário